quinta-feira, 26 de abril de 2012

O Drama da Bretanha - Clube do Livro - Maio 2012

 
 
“Os grandes erros cometidos durante a vida planetária não podem ser reparados no Além. Será necessário o recurso decisivo da reencarnação, medida insofismável que atesta, sem sombra de dúvida, a firme decisão da emenda e a resolução da prática do bem.”


(trecho do livro “O Cavaleiro de Numiers”)

“A reencarnação é a Lei Divina de Evolução,capaz de elevar o pecador do opróbrio do crime à santificação do espírito através do trabalho, da dor, do amor, no período de vidas sucessivas.
Isto é que nos reconforta e traz esperanças suavizando as dores.”

(trecho do livro “O Cavaleiro de Numiers”)

“A reencarnação é o recurso supremo que o Todo-Poderoso vos concede para vos libertar do pecado que entenebrece vossas consciências, a fim de poderdes conquistar definitivamente a paz íntima. A reencarnação é bendito ensejo que Deus vos concede a fim de vos reabilitardes do mal praticado e não sofrer eternamente.”


(trecho do livro “O Cavaleiro de Numiers”)
Berthe
A Lei determina: “A cada um será dado segundo suas próprias obras”, Berthe traiu então receberá traição; criou ódio no coração dos que a amavam, encontrará ódio; porém tudo poderá ser aliviado, depende do “livre-arbítrio”, do proceder diário.Ela não deveria se descuidar dos deveres para com Deus e do respeito às suas Leis, pois Arnold Numiers, desencarnado, constituiria perigo para sua paz.

Henri
Precisa reconciliar-se com Deus e com ele mesmo, isso irá ocorrer através da DOR, que é a grande educadora do nosso caráter. Ele traçou seu destino através do SUICÍDIO, agora terá que seguir a sua própria rota sinistra até que extinga o último vestígio nas vibrações gerais.


Louis
Precisava reparar a traição que causou, desgraçando uma família e causando o suicídio de Henri; pediu que tivesse lutas e humilhações, pediu a Henri que o perdoasse e deseja vir como seu irmão.
 
Franz Schmidt→ submisso entregou-se a Lei, foi autorizado a retornar a Terra em melhores condições, pois fora honrado, trabalhador e humilde.




Ferdnand→ foi entregue a Lei do Progresso, que por si mesma age em benefício do delinqüente.Era protegido de Rômulo (Carlos Filipe I)


Padre Thom
No plano espiritual tentou doutrinar Berthe, falava-lhe da necessidade de procurar Deus, praticando o bem através do exercício da caridade, dos estudos das Leis Divinas.
Apresenta-se voluntariamente para reencarnar com Berthe na qualidade de irmão mais velho, a fim de reconfortá-la e guiá-la no que fosse lícito.

Encarnações Séculos XVI - XVII - XVIII

Ruth-CarolinaBerthe → Andrea de Guzman


Carlos Filipe II de La-ChapellePadre Thom → Victor de Guzman d’Albert

Luís de NarbonneHenri Numiers → Arthur d’Evreux

Príncipe Frederico Louis de Stainesbourg → Alexis d’Evreux

Monsenhor de BArnold Numiers

Reginaldo de TroullesFerdnad de Görs → Marcus de Villiers

Franz Schimidt → Jacques Blondet

Conde Joseph Hugo Guzman d’Albert

Condessa Françoise Marie d’Albert

Em 1804, o mundo já estava se preparado para receber o Consolador; o Iluminismo mobilizou o poder da razão a fim de reformar a sociedade; foi uma época de grandes compositores; período marcado pela Revolução Francesa, onde os europeus respiravam ares revolucionários; no dia 2 de dezembro daquele ano, Napoleão Bonaparte era nomeado Imperador da França; nascia na cidade de Lyon, na França, Hippolyte Léon Denizard Rivail em 3 de outubro de 1804.

A família de Guzman era nobre, sua linhagem começou no século XIII, e espalhou-se por toda a Europa. As famílias de Guzman d’Albert e Guzman d’Evreux, em 1789 – Tomada da Bastilha-,fugiram da França e exilaram-se na Espanha, por via marítima, pois,sendo seu castelo em Vannes fora fácil escapar em embarcações inglesas.

Apesar da mudança de costumes da sociedade da época, o Conde Guzman d’Albert era muito tradicional.

Era Natal do ano de 1804, todos comemoravam o fim da Revolução, Napoleão Bonaparte era Imperador e todos que haviam se exilado poderiam retornar a Paris. Victor o filho mais velho do Conde havia retornado a Saint-Omer, uma aldeia de Vannes, que é uma das principais cidades da Bretanha.

Victor passara longo tempo no Oriente,tornou-se doutor em medicina e ciências esotéricas,fizera o curso no Egito.Ele rendia respeito a todas as crenças,mas rendia-se a renovação cristã.

“...desde épocas imemoriais jorram do Infinito revelações e inspirações para aqueles que se têm tornado capazes de recebê-las,assimilá-las e praticá-las.”

Durante a festa o Conde anuncia o noivado de Andrea,então com 15 anos, e Alexis,irmão gêmeo de Arthur, os dois tinham 18 anos.

Neste momento,o obsessor de Andrea apodera-se de seus pensamentos e a subjuga (torna-se marionete do obsessor). Os casos de subjugação,são os mais complexos, pois são espíritos que nutrem profundo ódio pelo obsidiado,fazendo de tudo para lhe arruinar a existência. P.33

Victor começou a conversar com a entidade para entender do que se tratava.P.35.

“Não existe ódio gratuito!”

Ela só venceria o adversário através do amor ao próximo e a prática do bem.

Andrea de Guzman era solitária,seus pais a repeliam porque não aceitavam suas crises;fora criada e educada por governantas,seu amparo e conforto moral vinha através dos primos Arthur e Alexis.Era um espírito que errara desastrosamente em encarnações anteriores e agora veio para expiar através do sofrimento e da dor.Suas faltas eram o desrespeito a Deus e desamor ao próximo.Ela reincidira nos mesmos conflitos,agravando-os com novas traições.Desta forma,era necessário aceitar as conseqüências dos próprios desatinos.
“A misericórdia do Alto,não deseja a desgraça do pecador, mas a sua conversão ao Bem, renovando os ensejos para a sua recuperação moral-espiritual, dera-lhe como amparo nas provações expiatórias do momento a presença de três corações que muito a haviam amado no passado reencarnatório: Victor, Arthur e Alexis.”

“A distração é uma higiene mental e traz benefícios, quando bem escolhida e equilibrada. As almas frágeis não se bastam a si mesmas e necessitam do estímulo social para se equilibrarem num termo de vida menos solitário e penoso.”
Alexis preparava-se para estudar em Paris;Arthur iria para Toulon dedicar-se as armas;Victor dedicava-se a medicina e a educação moral-espiritual da irmã, de seus familiares,dos serviçais e colonos.
A imprudência fez com que Arthur sofresse um acidente.Caiu da sacada da varanda do palácio.

“Todas as nossas ações estão submetidas as Leis de Deus.Nenhuma há,por mais insignificante que nos pareça,que não possa ser violação daquelas leis.Se sofremos as conseqüências dessa violação,só nos devemos nos queixar a nós mesmos,que desse modo nos fazemos os causadores da nossa felicidade, ou da nossa infelicidade futuras.” (LE, 4ºParte,CapII – “Das penas e gozos futuros”,p.964)

Quando desmaiado Arthur vivenciou suas vidas passadas,relembrou seu suicídio quando era Henri;a matança de São Bartolomeu quando era Luís de Narbonne.Foi esclarecido por seus mentores espirituais a aceitar sua situação com resignação e paciência,pois aquele sofrimento era para benefício próprio; porque como ele cometeu crime contra si mesmo,retornaria do coma como inválido.Agora seria necessário reeducar-se como indivíduo e voltar-se para Deus. A revolta seria perda de tempo.

Arthur despertou modificado, resignado e paciente. Aceitava sua condição de inválido e também a doutrinação de Victor. Iniciou sua reforma íntima através do sofrimento e da dor! Para, desta forma, equilibrar-se com as Leis de Deus.

Marcus de Villiers aparece na trama como personagem que veio como provação para Andrea,que já o havia vilipendiado em outra vida.

Novamente,ele,por ela se apaixona e uma nova trama se tece através da INVIGILÂNCIA!

“A obsessão, ou loucura por constrangimento,é sem dúvida, uma das mais mais tremendas desgraças que poderão atingir o ser humano. Constitui provação,na maioria dos casos é expiação,resgate doloroso e humilhante daquele que,no passado ou mesmo na existência vigente,andou ultrajando a lei do Criador com atos criminosos contra o próximo. A obsessão é o desespero que envolve a criatura,a alucina a deprime,(...)até a queda moral e mesmo o suicídio. O maior antídoto contra a obsessão,é a prática dos mandamentos da lei de Deus.”P.96

A obsessão só ocorre se o obsidiado, pelas suas qualidades morais inferiores,iguala-se, vibratória e moralmente ao obsessor. A cura do obsidiado é difícil, pois exige reformas morais acentuadas.

Algumas vezes,pela misericórdia Divina, o obsessor é afastado,para que haja a tentativa de reforma dele e do obsidiado.P.99

Caso nenhum dos dois aproveite o ensejo de Deus,unem-se novamente. Ambos sofrem porque querem sofrer.

Andrea repudiou a ajuda que o Alto enviou através de Victor,que desejava reeducá-la para Deus e transmitir-lhe valores edificantes;ao invés de aproveitar a oportunidade,envolveu-se nas paixões inferiores,dando brechas para a obsessão.

Arnold Numiers, o obsessor de Andrea,afastou-se por alguns anos, a pedido de Victor para que ela pudesse renovar-se moralmente; ele a vigiava constantemente e, quando percebeu que ela era a mesma perfídia de suas encarnações passadas,retornou com uma enorme fúria.P.101

Andrea,apesar dos desvelados esforços dos amigos do Invisível e de seu irmão,traçou o seu próprio destino com as detestáveis ações de suas vidas pretéritas e a indiferença conjugada à inconstância da presente vida.

Ainda noiva de Alexis, entregou-se aos joguetes e a sedução de Marcus e o resultado foi uma gravidez indesejada.

Jacques Blondet descobre que Andrea encontra-se com Marcus e conta para Arthur.

O Conde descobre a traição da filha e a obriga ficar noiva de Marcus, casariam - se nas próximas semanas. Alexis é chamado a Saint-Omer e descobre a traição de Andrea. Ela fica apavorada e entrega-se a ação do obsessor, está disposta a se matar, não casaria com Marcus.

O Conde reuniu o Conselho de Família para comunicar o rompimento do compromisso com Alexis e o casamento com Marcus.

Ela encontra-se com Alexis e o convence a se jogar do precipício com ela.
“Pela prece, obtém o homem o concurso dos bons Espíritos que acorrem a sustentá-lo em suas boas resoluções e a lhe inspirar idéias sãs. Ele adquire desse modo a força moral necessária a vencer as dificuldades e a volver ao caminho reto, se deste se afastou. Por esse meio, pode também desviar de si os males que atrairia pelas suas próprias faltas.”
(ESE, cap. XXVII, “Pedi e obtereis”, nº 11)

Andrea já marionete do obsessor, atende todas as suas sugestões;Arnold deseja vingar-se dela e de Alexis, pois os dois trairam seu filho Henri,então deveriam morrer da mesma forma que ele na encarnação passada.

A princípio Alexis concorda com a sugestão de Andrea; este fora o momento do testemunho. Alexis foi posto a prova, e pediu em prece que obtivesse auxilio de Deus, pois o suicídio é um crime!

Durante a emancipação da lama, no momento do sono, Alexis encontrou-se com seus protetores.

Fora esclarecido que em sua encarnação passada traiu seu irmão, agora era chamado ao resgate, deveria amparar Arthur, consolá-lo e encaminhá-lo para Deus; pois é de lei que aquele que causou o suicídio de outrem, no futuro assuma a responsabilidade de protegê-lo e ajudá-lo a reerguer-se.

E que naquele momento ele foi salvo pela prece que fez, solicitando auxílio do Alto!

Alexis acorda e procura por Andrea e diz que não seguirá com ela para o suicídio.

Alexis tenta fazer com que ela mude de idéia, mas ela enlouquece, corre pelo jardim...Alexis, Victor e o Conde de Guzman correm para alcançá-la, mas ela se atira do despenhadeiro.

Todos sofreram com o impacto do suicídio de Andrea: Marcus ficou com a consciência pesada e foi embora para os Estados Unidos, mudou completamente a sua conduta, formou família e virou protestante. Sempre orava pelo espírito de Andréa.

O Conde de Guzman e a Condessa buscaram conforto na religião, para a dor e a consciência pesada que os oprimia.

Alexis e Arthur seguiram para a Espanha na companhia dos tios, mas fixaram-se num convento de franciscanos.

Alexis tornou-se religioso e protegeu o irmão até a sua desencarnação, aos 25 anos; ambos reconciliaram-se definitivamente. Arthur reencarnara apenas para preencher o tempo que lhe faltava para viver na existência anterior, cortada pelo suicídio. Alexis, depois do suicídio de Andrea, seguiu com a vida através da fé em Deus, de amor ao próximo, humildade e caridade.

Victor fora o baluarte moral da família, conseguiu torná-los crentes sinceros em Deus. Quando seus pais desencarnaram retornou ao Oriente.

“O suicídio de Andrea, erro nefando que ela deveria expiar rigorosamente, em etapas futuras, tivera uma virtude, tudo dentro das leis misericordiosas de Deus: encaminhou a família toda, definitivamente para Deus, Marcus de Villiers inclusive, com a grande dor que a todos causou.”

O espírito de Andrea ainda estava em Saint-Omer, sofrendo com os cenários onde padecera através do suicídio. Um dia ouviu uma prece que Alexis proferia para ela: “ (...) pensa em Deus, ele te socorrerá!”

Ela percebeu um caminho luminoso e o seguiu, e atingiu a Espanha, foi ao encontro de Alexis percebeu que ele orava por ela, viu Arthur envolto nos Evangelhos, os dois oravam por aquela que tanto amavam.

Ela foi socorrida e levada para uma tranquila região do espaço por Louise de Guzman e os antigos Brethencourt de La-Chapelle.

Andrea foi reeducada no Espaço por seus guias Espirituais e demais amigos dedicados que caridosamente a amavam.

Andrea
Deveria reencarnar a fim de reabilitar-se de suas faltas, pois oprimiam-lhe a consciência. Ela se envergonhara de seus erros e pedira uma nova existência, de resistência ao mal, de testemunhos de fé e obediência ao dever, de trabalhos e devotamentos ao bem.

Pediu perdão a Arnold e ele fez o mesmo.

Arnold
Era réu de um grande crime e deveria reencarnar a fim de expulgi-lo da consciência entre dores, lágrimas e trabalho.


Alexis e Victor
Só reencarnariam na Terra para a realização de missões em favor do próximo, não mais por provações.

“Sou o grande médico das almas e venho trazer-vos o remédio que vos há de curar. Os fracos, os sofredores e os enfermos são os meus filhos prediletos. Venho salvá-los. Vinde pois, a mim, vós que sofreis e vos achais oprimidos, e sereis aliviados e consolados.”


(ESE, VI,item 7)

Resumo feito por Maria Fernanda Ribeiro - POR GENTILEZA MANTER OS CRÉDITOS


Um comentário:

ESTAMOS DE VOLTA!

Olá amigo de ideal espírita, depois de um período, retornamos com nosso estudo de livros espíritas. Agora em novo formato e muito mais inter...