quinta-feira, 29 de março de 2012

O Cavaleiro de Numiers - Abril 2012



A)A autora observa que este romance é continuação de “Nas voragens do Pecado” e antecede a “O Drama daBretanha”.B)Iniciado em 1932 pelo espírito Roberto Canalejas, somente foi concluído pelo espírito de Charles em 1972.

PRÓLOGO

A)Na segunda metade do século XVII, uma falange de espíritos decidiu a reencarnação de uma família e espíritosligados, alguns prejudicados pelas paixões, outros procurando sua evolução. (pág. 14)B)Os mentores espirituais advertiram aos espíritos reencarnantes: “Todos vós tendes possibilidades de vencer, poisrecebeste nosso auxílio reeducativo... Mas, se não perseverardes no Bem e no Amor de Deus, podereisdelinquir, pois a terra é eivada de paixões que vos poderão atingir e desviar da rota que devereis trilhar...” “Acada um será dado segundo suas próprias obras.” (pág. 15-16)

CAPÍTULO I - AMOR ESPIRITUAL

1) Na aldeia de Stainesbourg, em Bruges, capital da Flandres Ocidental (província da Bélgica), por volta de 1680vamos encontrar o bondoso Padre Romulo. Nessa época reinava na França, Luiz XIV. (pág. 21-22)2) Encontramos também, Antoine Thomas, pupilo do Padre, já com seus 30 anos, filho de família nobre, mas órfãode pai, aos 5 anos, a mãe paupérrima entregou-o aos monges para que o educassem. Antoine tornou-seprofessor e padre, revelando-se como pessoa bondosa. (pág. 23)3) O Cavaleiro Henri de Numiers, amigo de Antoine, abastado proprietário e ótimo espadachim, na noite anterior,perdeu o controle, pelo fato de sua esposa Berthe (a bastarda de Stainesbourg) ter cometido traição, e ter servido de zombaria no bar da aldeia. (pág. 24)4) Antoine narrava a Padre Romulo sua tristeza, pois o cavaleiro pretendia atacar o Castelo de Stainesbourg, pelatraição da esposa, recusando-se a ouvir conselhos de Antoine (seu amigo de outras encarnações). (pág. 25)5) Antoine se recordava dos vários rapazes que Berthe despedaçou os corações, e do seu próprio amor espiritualpela moça, a qual retribuía este amor, pura e respeitosamente. (pág. 27). Ela confessou-lhe em lágrimas quese casaria com o Cavaleiro, porque seu amor era impossível. Antoine não podia desposar-lhe por ser Padre.(pág. 29)

CAPÍTULO II - HENRI DE NUMIERS

6) Henri era alto, forte e destemido. Era também genioso, sem ser mau. Algumas lições boas aprendeu com seuprofessor, Padre Romulo, no entanto teimava em dizer-se ateu.7) Henri foi criado junto com Louis Frederych, filho do Barão de Stainesbourg. Aliás, sua mãe foi ama de leite deLouis e o pai de Henri empregado do Barão, recebeu dele várias propriedades. (pág. 31-32)

CAPÍTULO III - A BASTARDA DE STAINESBOURG

1) Padre Romulo levou Henri, embriagado para sua casa, a “Quinta de Numiers”. O jovem que magoado e nervosoprometia atacar o castelo com 250 jovens, foi aos poucos se acalmando e adormeceu junto ao Padre. (pág. 35)2) Vinte anos antes, no Castelo de Satinesbourg, foi admitida Berthe Foucket, bela camponesa de 18 anos, queficou como protegida da Baronesa nas funções de roupeira. (pág. 36)3)Apareceu no Castelo o Conde Renaud, com 24 anos de idade, que apaixonando-se pela roupeira, passou aassediá-la. Apesar da grande resistência dela, o jovem conseguiu o que queria. (pág. 37)4)Quando perceberam que ela estava grávida, o Conde foi-se do Castelo e a jovem Berthe recolheu-se para acasinha de seu pai. Daí, a alguns meses, ela morreu no parto, deixando sua filha órfã. (pág. 37)5)A Baronesa Claire, irmã do Conde Renaud, muito bondosa, adotou a criancinha órfã e deu-lhe o nome da mãe,levando-a para o Castelo. (pág. 38)6)Com o passar dos anos, Berthe crescera com a formosura da mãe e o gênio inquieto do pai. Foi educada comouma nobre, mas não passava de uma bastarda. (pág. 38)7)Quando a menina Berthe contava com 10 anos, a Baronesa Claire faleceu, mas algum tempo antes sugeriu queLouis, seu filho casasse com Berthe. (pág. 39)

CAPÍTULO IV - E UM DESTINO É TRAÇADO

1)Com a morte da esposa querida, o Barão Frederich se abateu e adoecendo foi aconselhado a viajar. Pediu aofilho Louis que o acompanhasse. Este concordou, mas queria queria levar Berthe, ao que o pai não deixou.(pág. 41)2)Louis ignorava que o pai pensava em retirar-se definitivamente daquela solidão e após a partida os novos donosdo lugar eram os Condes de Sourmeville sem que o moço e a prima soubessem. (pág. 41)3)O Barão Frederich convida Padre Romulo, Arnold e Marie Numiers, para noticiar sua partida para convento daAlemanha junto do filho e sua decisão de confiar a menina Berthe aos cuidados dos servos Numiers, em quemconfiava também a educação da menina e para tanto deixaria a quantia necessária. (pág. 42-43)4)Padre Romulo exigiu do Barão uma declaração de entrega da menina, assinada e timbrada com seu sinete erecebeu também razoável quantidade de moedas de ouro. (pág. 44-45)

CAPÍTULO V - BERTHE DE SOUMERVILLE

Após a partida do Barão e seu filho, a menina de Sourmerville apesar de muito gostar dos Numiers, nãoconseguia ficar indiferente ao sofrimento da separação. (pág. 46)2)Passa o tempo e o Padre Romulo contempla a beleza harmoniosa da menina Berthe. O Conde (Padre Thom)Vermont tem a vaga impressão de que a amava desde muitos séculos, gostaria que ela fosse sua irmã ou filhapara melhor protegê-la. Realmente ele fora Carlos Felipe II de La-Chapelle e como seu irmão a educara comopai. Ela Ruth Carolina isso há um século atrás. Agora vinha novamente como seu professor.3)O Padre Thom tinha sido em sua vida anterior, pastor da Igreja Reformista Luterana, mas era acima de tudocristão. (pág. 46-47-48) O Padre procurava sempre consolar a menina Berthe e os Numiers se alegravam comsua presença e esta dizia que seria sempre amiga da sra. Numiers, pois tinha criado o Louis. (pág. 49)4) Henri fica enciumado, ele conta com a mesma idade de Louis e diz a ela que Louis a abandonara. Ela diz queLouis voltará para casar-se com ela. Henri promete que será melhor que Louis. Eles eram Ruth Carolina e Luísde Narbonne frente a frente novamente.5) Padre Romulo recebe cartas do Conde Frederich, a saúde agravou e continua vida incerta de viagens. Louisestudava pintura e pensava aprimorar-se na Holanda. Nesse tempo Henri vê desabrochar seu amor por Berthee a menina torna-se menos ríspida com ele que se torna homem de armas, perito em esgrima. (pág. 50-51-52)

CAPÍTULO VI - O FUTURO OBSESSOR

1) As mesadas e presentes mandados por Louis chegavam ao padre que as entregava aos Numiers que por sua veznão usavam e empregavam em negociações em favor da menina. (pág. 53)2) 4 anos se passaram e a menina espera anciosa por Louis que não vem, deixando-a aflita e se considerandoabandonada quer notícias e o Padre Romulo procura os Sourmeville que diante das revelações do padre nãoreconheciam a pequena Berthe pois, Renoud havia morrido solteiro. A moça reconhece que foi abandonadapropositalmente pelo Barão e dedica-se à família Numiers. (pág. 53)3) Já com 18 anos, Berthe formosa compreende no íntimo que ama santamente o Conde de Vermont, o Padre Thom(Antoine) e era por ele amada. Um amor impossível. (pág. 53-54)4) Não podia corresponder a Henri que sofria. O Padre Thom se impôs paciência e voltou-se a Deus com maisfervor e Berthe não teve forças para renunciar ao amor e desgraçou-se, prejudicando outros coraçõesgenerosos que a queriam com devotamento. (pág. 57)5) Henri soube que Franz Schmidt queria casar-se com Berthe e enciumado surra barbaramente o rapaz, fazendonascer um ódio profundo no coração de Franz, o qual uma semana após suicida-se de vergonha. Bertherecebe Henri como seu defensor e após beijá-lo, consente em se casar. Um mês após, se casam. (pág. 58-59)

SEGUNDA PARTECAPÍTULO I - ONZE ANOS DEPOIS

1) O casal Berthe e Henri viviam há 3 anos na mais perfeita harmonia e Antoine se recolheu ao mais completoisolamento se dedicando a caridade, socorrendo os sofredores do corpo e da alma. (pág. 63) Viajavafreqüentemente para levar na missão de servo do Cristo. Berthe porém nas profundezas do coração, sofria ador de saudade constante julgando-se esquecida.2) Desde a Renascença, um jorro de intelectualidade em geral, povoou o mundo. Provinham de esferas maisevoluídas e traziam para evoluir os pensamentos, acalentar as asperezas do mundo, proteger o belo queeduca a sensibilidade que redime a alma para Deus. Assim no século XVII e XVIII era galante ser artista,escritor ou poeta. Caíam a cavalaria e os gestos pendiam as expansões do espírito. É nessa época que Louisdeseja prosseguir no aprendizado das belas artes. (pág. 65) Assim como o pai não melhorava de saúde ele seaplicara às artes na Holanda e o pai se refugiava no Sul da França para após uma tuberculose, desencarnar.Louis se vê desamparado, sem recursos com más terras e castelos hipotecados aos primos e não manda maisnotícias ou mesada ao Padre Romulo. O jovem refugia-se no convento na Holanda e aí torna-se culto. Para,cuidar da vida própria sai do convento e inicia vida artística. (pág. 64-65-66)

3)Louis pensa em buscar Berthe no Natal pois, agora com a morte do pai é seu tutor, mas passam-se os anos e elenão vai buscá-la. Louis torna-se secretário particular do Conde Ferdnand de Görs que o leva para Flandres, ea todos conquistava. (pág. 67) Por conselho de Ferdnand, Louis não obstante não gostou dos exercícios deesgrima, toma lições com o Conde que era hábil esgrimista, conhecedor de espada e florete. E assim algunsmeses após a chegada a Bruges, Louis pede licença ao Conde para visitar a terra natal, onze anos após suapartida, disposto a cumprir sua promessa de matrimônio a prima Berthe. (pág. 68)

CAPÍTULO II - VOLTA AO PASSADO

1) Louis chegando ao antigo lar, procura notícias de Berthe com os parentes que alegam não ter se comprometidocom a tutelar da moça. O jovem teme pela morte da moça e procura notícias com os camponeses. Éinformado pelo velho servo Fritz que sua prima havia se casado há três anos com Henri de Numiers. Eleachou que o casamento não era válido. Louis sentia-se culpado pelo abandono de Berthe. (pág. 69-70)2) Dirige-se o jovem para a aldeia dos Numiers. Lá chegando, ele reconhece a prima e nota a sua pura beleza.Cumprimenta-a com elegância e descrição pois a moça não o reconheceu de pronto. Era o encontro de RuthCaroline de La-Chapelle e o Príncipe Frederico de G., esposos de existência anterior, frente a frente. (pág. 71-72)3) Berthe foge aos galanteios do primo e este vendo que não era reconhecido finalmente grita que era Louis quevoltava! Só então ela o reconhece e acha-o diferente (pág. 73). Então ela cai em si e como fulminada pelochoque, fita-o entre surpresa e aterrorizada! E só depois quando segura em seu lar, deixou-se abraçar peloprimo em pranto convulsivo. (pág. 74)

CAPÍTULO III - DÚVIDAS

1) Louis aceita hospedar-se na herdade dos Numiers e era respeitado pelos aldeões que achavam que ele sabiahonrar a memória dos pais tão queridos por todos. (pág. 75) Sua afeição por Henri conservara-se inalterável.Henri feliz com presença de Louis oferece-lhe todos préstimos até as terras doadas por sua mãe. Mas Louisrecusou. O jovem preocupado nota que a presença da prima lhe desperta novamente toda paixão por ela. Etemeroso procura sempre a companhia de Henri pois, nota ser correspondido. (pág. 76)2) O Conde Louis medita que seria melhor partir. Se tivesse ouvido os ditames da consciência pois, esse grupo deespíritos se reuniram para trabalho de reconciliação. Mas Louis não se animou a deixar a herdade dosNumiers. (pág. 77)3) Henri já começa a desconfiar registrando inconscientemente as vibrações da esposa e Berthe irrita-se com osilêncio de Louis que sofria. Era essa a situação difícil para o trio amoroso. (pág. 78)4) Berthe não mais suportava o esposo que procurava desculpá-la. Henri procura o Padre Thom, seu amigo desempre e confessa que só agora notava os sentimentos de atração e repulsa que a esposa sentia por ele e por muito amá-la jamais duvidou dela. (pág. 79)5) O jovem Henri confessa ao Padre que acha que Berthe jamais esqueceu o primo Louis e é amada por ele. Este oproíbe de dizer isso, afirmando que suas suspeitas, são filhas do ciúmes. Mas Henri acha que infelizmente nãoestá enganado, embora nada tenha visto de comprometedor. Sente-se desesperado e pede socorro ao amigoPadre. Este promete falar com Berthe e advertir Louis para sair da aldeia. Henri agradece. (pág. 80-81)

CAPÍTULO IV - TENTATIVAS SALVADORAS

1) Berthe recebe uma missiva do religioso, convidando-a a uma visita ao Presbítero. Chamada para as verdades deseu sentimento, ela confessa que nada fez de errado, mas que sente amor e temor de Henri, como se eletivesse sido cruel para ela. (pág. 82-83)2) O Padre pergunta à jovem se ama seu primo Louis ao que ela se nega a responder. Ele fala-lhe como amigo econselheiro que se esforça a reagir contra a tentação desse amor pelo primo pois, Henri venera-a eenlouquecerá. Pede que não desampare Henri e o ame como merece. (pág. 84)3) Berthe olha o Padre Thom com amargura e reafirma que o ama não como esposo ou amante mas, como irmão. Enão se resigna a viver sem ele, daí entregar-se a vida, aturdir-se, amar outro homem para o esquecer. A moçasai sem que Thom a convença de resignar-se, voltando-se para Deus. (pág. 85)4) Berthe sente-se mais humilhada, em lágrimas supondo-se menosprezada. Então Padre Thom coloca PadreRomulo a par dos acontecimentos e este se dirige para Quinta Numers para apelar a Louis, que possui bomcoração, para se afastar. O jovem após longa conversa com o Padre, promete partir na manhã seguinte. (pág.86-87)

CAPÍTULO V - A FUGA

1) Após uma ceia em ambiente constrangedor, Henri se retira abraçado com sua esposa e Louis ouve o pedido docasal Numiers para ficar mais. Este alega compromissos com o Conde Pracontal e o Padre reforça seuspropósitos. Thom chegar para buscar Padre Romulo e Louis vai se despedir dos amigos. Ele receia levantar suspeitas. (pág. 89)2) Berthe e Henri mais o Padre Romulo, acompanharam Louis a Stainesborg donde partiria para Bruges. A moçamostra-se indiferente ao primo e afável com o marido, a ponto de convencê-los que ela era inocente.3) Marie, apenas ela queixava-se de saudades do jovem que partiria, e Berthe com Henri pareciam enamorados.Louis partiria dali a dois dias. A moça que na ceia se mostra risonha, fazendo todos rirem, pela manhãdesapareceu de casa e seu marido a procurava desesperado por toda aldeia e redondezas, até o anoitecer. Henrinão encontra a esposa e pela primeira vez se embebeda. (pág. 90-91-92)

TERCEIRA PARTECAPÍTULO I - O CAMPONÊS SOLDADO

1) Um mês após aquele drama, Henri usando uniforme de cavaleiro, atonito entrava em Bruges acompanhado doPadre Romulo e Arnold Numiers, pois os pais e os dois amigos do rapaz achavam ser necessário retirar-se daaldeia. (pág. 95)2) Padre Romulo sabia que naquela época o Conde Olivier de Gusman considerado um sábio pelos seus estudos eamigo do Padre, estaria lá em Bruges servindo ao governo com seus soldados. Olivier recebeu uma carta econcordou em receber em sua milícia o jovem Henri. Assim o jovem estaria se recuperando com tarefas emissões na milícia. (pág. 96)3) Ele perdera o interesse pelo trabalho depois que Berthe o abandonara, tornara-se neurastênico, angustiado pelahumilhação, pela vergonha impune que sofrera, que eram amenizados com o álcool. Franz Schmidt que sesuicidara odiando-o agora se vingava encostando-se a ele, obsidiando-o. (pág. 97)4) Três meses não se tinha notícias do paradeiro de Berthe e de Louis, mas Thom já havia sabido pelos criados doCastelo de Stainesborg, que os primos haviam fugido para Paris. (pág. 97)5) Padre Romulo também naquele dia fatídico, ao examinar os restos de cerveja, descobre que Berthe puseranarcótico na cerveja. Concluem que ambos estavam combinados, pois a jovem levou roupas e economias. Oque não sabiam é que Louis relutara em levar a prima. Esse ato custaria dissabores a ambos. (pág. 98)6) Padre Romulo procura saber em Bruges se Olivier Guzman estava na cidade. O Conde é um nobre franco-espanhol de bom coração. Olivier recebeu o amigo e seu pupilo com atenção e ao conhecer a situação deHenri e sabendo de conhecimentos dos letras e arenas o torna capitão para servir com o próprio Olivier. OCapitão Henri se impacienta com a demora de partir para França. Coração cheio de saudades, ele não se uniaaos companheiros. Recusava convites a saraus e bailes, mas gostava de longas caminhadas. (pág. 100)

Uma tarde Henri se dirige para uma praça de aspecto nobre e ali sentado subtamente ouve uma voz cantar. ÉBerthe!! Quase inconsciente, se dirige para o Palácio disposto a tudo, mas a voz cessara. Depois se informa efica a saber que aquele palácio era a residência de inverno do intendente do Senhor Conde de Görs -Pracental, Barão Louis Frederych de Stainesborg. Sim, pensa ele, fora Berthe quem cantara então. (pág. 101-102)

CAPÍTULO II - OS ESPOSOS

1) Três dias depois, Henri ouve uma conversa de dois cavaleiros sobre a beleza de Berthe, da sua volta com Louispara o Palácio. O moço chama o cavaleiro Hans para induzí-lo a informá-lo sobre o Barão e convence-o aarrumar com sua esposa que trabalha no Palácio, a sua entrada para fazer uma visita de surpresa aos amigosde Henri, como disse ele. (pág. 103-104)2) Voltando à fuga de Berthe. Ela e Louis tentaram se convencer que o casamento com Henri não seria válido. (pág.105)3) Louis a deixara por algum tempo num convento onde tinha amizade, dizendo tratar-se de sua prima donzela, eque iria desposá-la. (pág. 106)4) Após algum tempo foi celebrado o casamento com toda a nobreza de Bruges presente. (pág. 107)5) Um homem se encantou com a beleza de Berthe. Logo o Conde de Pracontal (Ferdinand), o mesmo que protegeuLouis e lhe deu o cargo de intendente. Era libertino, leviano, “solteirão” e conquistador. (pág. 107)6) Enquanto Louis estava numa caçada, aparece para Berthe que fica surpresa e horrorizada, Henri de Numiers.(pág. 108)7) Ele a insulta com palavras grosseiras e fala em matá-la. Ele não a mata, pede perdão e suplica que oacompanhe. (pág. 111)

CAPÍTULO III - A INTRIGANTE DO SÉCULO XVI

1) Berthe, sabendo que não podia enfrentar Henri, fingiu-se arrependida e entre beijos e abraços, tentava convencê-lo de que era infeliz. (pág. 113)2) A moça mente dizendo que quem lhe dá o luxo não é Louis, mas seu patrão, o Conde de Pracontal. Henriindagou se o Conde também gostava dela, e ela respondeu que sim. (pág. 114)3) Combinaram de fugir para a Itália ou França. Berthe preparou a bagagem. (pág. 115)

CAPÍTULO IV - HENRI É TRANSFORMADO EM FANTOCHE

1) Berthe chamou sua criada Luciene e com dois homens de confiança, seguiu velozmente à cavalo, para o Castelode Pracental. Enquanto isto, Henri esperava anoitecer para buscá-la. Não acreditava em nova traição. (pág.116-117)2) Chegando no Palácio, este estava deserto. Henri bateu, gritou, esmurrou, mas o vigia avisou que a “Baronesa”havia viajado. Ele compreendeu... Fora traído novamente. Berthe nunca lhe pareceu tão cruel. (pág. 118)3) Henri, arrasado, disse ao seu superior Gusman que deixaria a milícia e pretendia voltar para a sua terra. OCoronel tentou convencê-lo, em vão, a não ir. (pág. 120)4) Chegando em casa, Marie, sua mãe, o recebe com risos, lágrimas e beijos. (pág. 121)

CAPÍTULO V

1) Os Padres Romulo e Thom, e os pais de Henri, após o recolhimento deste para os aposentos, ouviram de Olivier,as infelizes cenas que se passaram com o cavaleiro. (pág. 122)2) Henri, mais tarde confessa ao seu amigo Padre Thom, toda sua desdita e como ama e odeia Berthe ao mesmotempo. (pág. 123)3) Passaram-se os dias, a mãe chorando, o pai acusando-o de poltrão e Henri, sem vontade de viver. (pág. 125)4) Henri saira à tarde e passada toda a noite não voltara. Pensava em matar-se como fez o pobre Franz Schmidt.(pág. 128)5) Andou, andou e subindo em uma pedreira, e de repente, num impulso louco, atira-se lá de cima, no mais trágicosuicídio que ali houve notícias. (pág. 130)

QUARTA PARTE - UMA ALMA SEM PAZCAPÍTULO I - O SUICIDA

1) A consternação caiu sobre todos. Arnold desespera-se até a demência e a mãe de Henri adoece gravemente. EraDama Blandina d´Alembert que agora redimia-se pela dor, da cumplicidade do crime de Ruth-Carolina contraLuis de Marbonne. Arnold no auge do desespero prometia não morrer sem encontrar Berthe de Sourmevillepara vingar o filho. (pág. 133)2) Enquanto a população das três aldeias unidas pela dor da perda de seu cavaleiro, os pais e amigos sofriam, Henriespírito que não acreditava na alma imortal, busca a morte para se fugir de uma situação moral incômoda. Detudo que aprendera nos sermões do Padre Romulo só guardava esperava voltar a Numiers e rever Berthe.Puro engano. (pág. 134)3) Havia alguns meses que o jovem suicidara-se. Seu pai não mais trabalhava e sua mãe continuava enferma. Erainverno, na aldeia de Numiers, todos sofriam, uns dormiam, outros velavam, quando ouviu-se um grito agudovindo do vale repercurtindo pela aldeia toda. Os pais de Henri reconheceram sua voz. Todos pensam a mesmacoisa. Com efeito, Henri Numiers não morrera. (pág. 135)4) A violência do gênero de morte traumatizara o corpo espiritual do jovem de tal forma que um século não bastariapara normalizar seu estado espiritual. O grito que a aldeia ouviu e que passou a ouvir periodicamente, era atortura do espírito que agora consciente de sua desgraça, sentia-se apavorado, preso de um pesadelo interminável, uma negra solidão. Presenciava apesar de cego o desespero dos pais e amigos e os própriosdespojos mutilados e enterrados sob pedras. (pág. 136)5) O espírito de Henri despertava em indescritíveis sofrimentos para o ser humano. Suicida - desprendimento lento edoloroso, sensação de estar ligado por um imã poderoso ao corpo sangrento no sopé da montanha que viaapesar de cego. Tinha terríveis convulsões, seus nervos absolutamente traumatizados. O jovem que fora beloe forte, sente suas carnes asquerosas, corroídas pelos vibriões, apodreciam, mas ele continua vivo! (pág. 137)6) A visão de todas as fraquezas, arrogâncias e baixezas de sua vida agora desfilavam como cenas vivas,aumentando a tortura do espírito já cheio de arrependimento e remorso.7) Num esforço surpreso, retorna ao lar querido e diante da mãe que não o vê e não o ouve, suplica-lhe socorro eperdão, dizendo de seus sofrimentos. Angustiado, Henri espírito, sai em procura de socorro em outras partes.Padre Romulo e Padre Thom o entendiam e oravam, mas o suicída não encontrava alívio, ele trazia o infernodentro de si. Corria o boato que alguns amigos teriam visto Henri horrivelmente feio. (pág. 138-139)

CAPÍTULO II - BÁLSAMO CELESTE

1) Com as aparições de Henri, os trabalhadores abandonaram o serviço na Quinta deixando, gado e colheita seperderem. Arnold sofria com as notícias das aparições do filho que como louco e furioso, corria pelasimediações. Ele não podia e não tinha ânimo para o trabalho e a Quinta decaía. Henri por sua vez cujasituação espiritual não se modificara, procura a mãe e não a encontra em parte alguma. (pág. 140)2) Marie havia morrido e ele não podia ver a realidade do acontecimento. O pai desgostoso, bebia, o gado morria amingua de cuidados ou eram roubados, as terras serviram de pagamento de dívidas.3) Um dia lembrou-se do Padre Romulo e o procurou. O amigo estava enfermo e sentado, lia o Evangelho. Henri sóvê o vulto do amigo e não vê a luz, fruto dos seus pensamentos. O suicída, queixa-se, conta-lhe seussofrimentos. (pág. 141)4) Henri pede-lhe que desenterre seu corpo, pede notícias de Berthe. Romulo continua a ler sereno, mas depois falae é ouvido. O Padre pede-lhe que ore e rogue a Deus socorro e ele que é pai, o atenderá. Romulo ora peloamigo suicida. (pág. 142)5) Henri ouve a prece e um raio de esperança abalou o seu ser. Ele pensa conversar com Romulo e ouve o espíritolhe dizer que Deus é Pai, Criador Todo Poderoso a quem ele deve procurar. Ao ouvir esse nome, sente-seaterrorizado, envergonhado de si mesmo, ouvindo a própria consciência e vagou muito até voltar aoPresbítero onde vê o Padre orando por ele. Passaram-se sete anos que Henri se suicidara. (pág. 143-144)

CAPÍTULO III - HENRI COMPREENDE QUE FOI VINGADO PELA ORDEM NATURAL DAS COISAS

1) Prece é uma irradiação protetora que nasce do coração. A prece de Padre Romulo socorreu o espírito sofrido dosuicida. O nome de Deus vibrado nas profundezas do seu ser, abalara-o, mas o enchera de esperança e oreanimava. Sentiu que o levaram para departamentos astrais do Presbítero, tudo percebia e chorava semparar. (pág. 145)2) Henri entrava em nova fase e foi vencido pelo sono que não curaria, mas o aliviaria. (pág. 146)3) Henri foi socorrido, não foi tragado pelas ondas obsessoras por alguns méritos, mas não podia penetrar as regiõesespirituais. As orações de Romulo, Thom, as súplicas da mãe, o haviam salvado de maior martírio. Mas nãose libertara do obsessor Franz e de antigos desafetos do passado. (pág. 146)4) Henri desperta um pouco melhor. Pela primeira vez, o antigo ateu, lembra-se das lições de Padre Romulo e diz,com emoção: - “Meu Deus e meu Pai, tende misericórdia de mim.”5) Mais tarde, foi levado pelos pensamentos para o Castelo onde Berthe estava. O fantasma de Henri aparece paraBerthe, a qual com um grito de pavor, desmaia. (pág. 147)6) Por outro lado vejamos a vida de Berthe. A moça era muito irrequieta e volúvel, para o caráter delicado de Louis.Sua esposa, muito sedutora era cortejada por vários fidalgos, que tinham a intenção de se tornarem amantesde Berthe. Entre estes, o mais arrojado foi o Conde Ferdinand, que lhe fez uma proposta. (pág. 148)7) Berthe, não simpatizando com o Conde, recusa. Este, pensando obrigá-la pela penúria, despede Louis. O casalcai na miséria, vendendo seus bens para sustentar-se. (pág. 148)8) Conde Fadinand, manda então um bilhete a Berthe, prometendo riquezas se ela concordasse em aceitá-lo. Amoça rasgou o bilhete. Para piorar, Louis se acidenta numa queda, ao pintar numa capela. Fraturou costelas ea perna, não podendo trabalhar. Ela queria tratar do marido, tentou vender as últimas jóias, mas o comprador judeu nada comprou por ordem do Conde. (pág. 150)9) Nova carta do Conde, e desta vez ela aceita. Ela que havia encarnado com a promessa de não cair moralmente,não cumpriu. (pág. 151)

CAPÍTULO IV - NEM SEMPRE SE ESTÁ SÓ

1) A desgraça abateu no lar de Louis. A felicidade edificada sobre desdita alheia, um dia desmorona comsofrimentos dolorosos. Berthe e Louis reencarnaram a fim de redimirem um crime contra Henri do séculoanterior. Deveriam amá-lo e não cair nas tentações da vida. Se todos seguissem o programado, areencarnação de todos terminaria simples, feliz e em paz no grupo espiritual. (pág. 152)2) Diante da concordância de Berthe em ser sua amante, o Conde levou médicos, medicamentos, recursos. Louissarou e passou a trabalhar e ganhar ainda mais. (pág. 154)3) Durante dois anos perdurou a situação. Berthe, amante mas triste de ter caído. Louis pintava uma obra-prima,retrato de Berthe, no tamanho natural, linda e parecendo viva. O Conde quis comprar o quadro. Louis recusou.O Conde insistiu tanto, tanto, que Louis desconfiou ante suas palavras de elogios a Berthe.4) Daí em diante, Louis passou a observar o comportamento de Berthe, e verificou que a esposa não tinha boareputação. Lembrou-se do que fez a Henri e como o fato parecia se repetir. (pág. 158)

5) Decidindo sair da cidade, Louis promove uma exposição de seus quadros, em que toda a nobreza compareceu.Neste local, o Conde planejou um modo de ser insultado por Louis e marcou um duelo, pois ele, o Conde erainvencível em qualquer arma. (pág. 159)6) Louis repele Berthe, rasga com uma faca o retrato da amada e em pranto doloroso. Henri, em espírito a tudoassitia, angustiado. (pág. 160)

CAPÍTULO V - A PÉROLA DE BRUGES

1) Berthe desesperada, perde perdão a Louis, que não aceita e lhe diz estar decidido ao duelo suicída. Ele passa anoite amargurado e em lágrimas. (pág. 164)2) No dia do duelo, Louis saiu com as testemunhas e Berthe saiu logo em seguida, armada de um punhal, com aintenção de matar Ferdinand. (pág. 165)3) Quando Berthe chegou, o duelo já havia começado, e o Conde zombava de Louis. Antes de receber o golpe fatal,quase desmaiando, Louis se lembra de Henri e diz: - Meu irmão, meu amigo. De onde estás, perdoa o crimeque pratiquei...4) Ferdinand deu o último golpe e Louis morre nos braços de Berthe. (pág. 167)

CAPÍTULO VI - A ASTÚCIA VENCE A FORÇA

1) Berthe, desesperada, com remorso, só tinha um pensamento: vingar a morte de Louis. Como todo pecador orgulhoso, não se considerava cúmplice de Ferdinand, mas sua vítima. (pág. 169)2) Ferdinand continuava apaixonado por ela. Manda-lhe várias cartas. Por fim recebe uma resposta positiva. Ela oconvida para visitá-la à noite. Ele sai de seu castelo escondido, para não ser criticado pelos amigos. (pág. 170)3) No castelo de Berthe, eles ceiam e ela consegue dissimular o ódio por ele. Quando ele nada desconfiava, fezcom que bebesse um vinho envenenado. Enquanto o Conde morria, ela o amaldiçoava e lhe cuspia no rosto.(pág. 175)4) O espírito de Henri assiste a tudo, aniquilado. Quer o Padre Romulo para confortá-lo. (pág. 175)

QUINTA PARTE - NO MUNDO REALCAPÍTULO I - O ANTIGO LAR

1) Na Quinta de Numiers, tudo desolado, pai Arnold, débil da cabeça, virara mendigo procurando Berthe para matá-la. (pág. 179)2) Padre Romulo, sempre bondoso, espera a morte, fraco que estava, Padre Thom continuava silencioso e humilde.Henri - espírito foi acolhido num abrigo espiritual e aprendera a orar com o sofrimento. (pág. 180)3) Berthe saiu à cavalo sem destino, e o animal a levou à sua antiga Stainesbourg. Lá chegando, dirigiu-se temerosaao Presbítero disfarçada ainda de homem. Os dois Padres receberam-na com tanto calor humano que eladesmaiou.

CAPÍTULO II - O CASO

1) Enquanto isto, com a ausência de Ferdinand, após cinco dias, as autoridades procuraram-no. Depois de muitabusca, encontraram o corpo putrefato. (pág. 186)2) No Presbítero, Berthe adoecera gravemente e era mantida escondida. Pai Arnold soubera que ela estava lá earmou-se com uma faca para matá-la. (pág. 188)3) Berthe doente, com remorsos e cheia de pesadelos, vai piorando até que desencarna, antes que a polícia aencontre, assistida pelos dois padres. (pág. 188)

CAPÍTULO III - DESPERTAR

1) Louis, antes de fugir com Berthe, ouviu uma voz o advertindo para não tirá-la de seu amigo. Era sua mãe. Agoratudo se sucedeu porque não “ouviu” a voz.2) Após o desencarne, depois de algum tempo, Louis desperta e vê a bondosa Claire, sua mãe. Ainda semrecuperar-se, desejava ver Henri, pedir-lhe perdão. Não tinha rancores de Ferdinand. A mãe o aconselha atrabalhar pelo seu progresso espiritual e se despede dele. (pág. 195)3) Henri se encontrava em outro abrigo espiritual. Romulo, desencarnado, se lembra que foi Carlos Felipe I, Condemassacrado com a família na noite de São Bartolomeu, por Henri. Que Berthe fora sua filha que já errarabastante nas outras vidas. (pág. 196)4) Berthe após o desencarne sentiu-se enlouquecer de sofrimento com visões terríveis. Sentia as chicotadas que PaiArnold lhe dava. Depois de muito tempo, viu-se suja, esfarrapada, sem jóias e sem sua beleza. Longo tempoapós, foi socorrida por seu querido irmão espiritual, Padre Thom. (pág. 199)

CAPÍTULO IV - AS PRIMEIRAS LIÇÕES

1) Quase um século após, Henri e Louis já eram trabalhadores do mundo espiritual. Romulo estimulava Henri areencarnar, mas ele tinha medo de perder Berthe. Queria obter o perdão dela como Ruth por ter massacradosua família. Por sua vez, a mãe de Louis o incentiva a reencarnar para reparar o mal feito a Henri. Quanto aBerthe, estava ainda sem boas condições, e sob a proteção de Thom e de Marie, mãe de Henri, contra osespíritos malévolos que a queriam levar. Tinha crises ardentes de remorso. (pág. 204)2) Romulo e Thom foram assistir a Ferdinand. Estava sofrendo perambulando com uma corte de entidades nocivas.Os padres baixaram seu nível vibratório e tentaram ajudar Ferdinand, mas este recusou.

CAPÍTULO V - PREPARATIVOS

1) Foi realizada uma reunião espiritual para atender Berthe, Louis, Henri e ainda Ferdinand. CompareceramRomulo, Thom, Marie, Olivier, Franz. O encontro foi emocionante e uns pediam perdão aos outros. Romulolhes fala da solução através da reencarnação, o melhor instrumento para a reabilitação. (pág. 210)2) Louis pede para ser irmão de Henri, Berthe nada pediu, concordou que plantara ódio e traição e colheria ódio etraição. Thom a ajudaria a suportar. Franz voltaria na sua mesma família. Henri foi aconselhado a cumprir orestante da reencarnação e livrar-se da anormalidade que causara no seu corpo. Ele concordou. Pai Arnold foiconvidado a perdoar Berthe e reencarnar. Ele não quis e fugiu.

EPÍLOGO

1) O trabalho de reencarnação exige espíritos técnicos no assunto, muitos estudos, investigações sobre os atos dosreencarnantes, sobre a família, e obediência às leis divinas. (pág. 214)2) Berthe nasceria na família Gusman, nobre, honrada, austera e disciplinada. Era só seguir o Evangelho com aajuda de Thom (seu irmão) e ela seria vitoriosa e escaparia da fúria de Arnold-espírito. Louis e Henri seriamirmãos gêmeos, na mesma família. Só que Henri seria doente e Louis cuidaria dele. (pág. 215)

3)Nos dias presentes (1972) todos os personagens deste drama estão redimidos sob a inspiração da lei do
AMOR ADEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO
PERSONAGENS DO LIVRO ANTERIOR QUE APARECERAM NESTA HISTÓRIA

Luís de Narbonne, o “Capitão da Fé”, do século XVI, como o Cavaleiro Henri Numiers.

Ruth-Carolina de La-Chapelle como Berthe de Sourmeville-Stainesbourg.

Carlos Felipe I como o Padre Rômulo Del Ambrozzini.

Carlos Felipe II como o professor Padre Antoine Thomas, Conde de Vermont.

Monsenhor de B...como o camponês Arnold Numiers, pai de Henri.

O Príncipe Frederico de G... como o Barão Louis Fredérych de Stainesbourg.

Dama Blandina d´Alembert como a camponesa Marie Numiers, esposa de Arnold e mãe de Henri.

Reginaldo de Troulles como Ferdnand de Görs, Conde de Pracontal.

Fonte: http://pt.scribd.com/doc/10496769/o-Cavaleiro-de-Numiers






Um comentário:

ESTAMOS DE VOLTA!

Olá amigo de ideal espírita, depois de um período, retornamos com nosso estudo de livros espíritas. Agora em novo formato e muito mais inter...